Matão realiza Congresso Técnico do JORI 2019

Abertura da sexta etapa da 23ª edição do evento será realizada no sábado (24), às 9h, no ginásio de esportes “Décimo Chiozzini”

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude, e do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria Estadual de Esportes, realizaram o Congresso Técnico do 23º Jogos Regionais do Idoso (JORI) na última terça-feira (20) no auditório da OAB. Durante o Congresso, definiu-se o cronograma, os horários e os locais das competições, esclarecimento de eventuais dúvidas e outros detalhes para realização do JORI 2019.

Do ato, participaram os secretários municipais da pasta responsável, Sebastião Trigo, e de Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Carlos Rondanin, o chefe do Comitê Dirigente, Maurício Pereira Lisboa, o representante da 5ª Região Esportiva, Paulo Teixeira Gonzalez, o diretor municipal de Esportes, Elci de Oliveira, e o coordenador esportivo municipal, Rodrigo Pedrassoli. Além disso, também estiveram presentes dirigentes de 54 cidades participantes.

A abertura oficial da sexta etapa da 23ª edição do evento acontecerá neste sábado (24), às 9h, no ginásio de esportes “Décimo Chiozzini”. As competições acontecerão até a próxima terça-feira (27) com encerramento neste mesmo dia. “Mesmo com algumas dificuldades e mudanças na data, estamos felizes em sediar esta etapa do JORI, porque movimentará nossa cidade com o esporte. Quero destacar que uma competição grande é ótimo para Matão porque movimenta nosso comércio, as praças esportivas, hotéis, enfim, nosso município inteiro só tem a ganhar com estes eventos. Sem contar que nossa cidade já possui uma estrutura muito boa para receber este campeonato estadual, haja vista que fomos sede dos Jogos Regionais em 2018 e foi um sucesso, inclusive, fomos elogiados por conta da nossa organização. Agradeço muito o prefeito Edinardo Esquetini pelo apoio e pela luta para investir no esporte, além de nossa equipe da Secretaria de Esportes pelo trabalho desenvolvido em Matão”, destaca Trigo.

Aproximadamente 2.500 atletas disputarão em sete categorias diferentes, divididas por faixa etária, em 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez. O regulamento prevê participação de idosos a partir dos 60 anos de idade. Já foram realizadas cinco etapas do JORI em 2019, sendo elas nas cidades de São Sebastião, Sorocaba, São João da Boa Vista, Santa Fé do Sul e Itapecerica da Serra. Além de Matão (sexta etapa), as próximas etapas serão em Lençóis Paulista e Andradina. Como palco da final, Jundiaí sediará a competição em novembro.

Os Jogos Regionais do Idoso (JORI) é desenvolvido para incluir e valorizar a terceira idade com atividades esportivas, além de proporcionar saúde e bem-estar aos idosos. Por 5 anos, a organização e coordenação foram supervisionadas pelo Fundo Social, envolvendo as Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde. Mas, em 2019, estas atribuições ficaram sob responsabilidade da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *